14 de nov. de 2013

SPED FISCAL-Amapá - Obrigatoriedade

SPED FISCAL – ESTÁ CHEGANDO A
VEZ DOS CONTRIBUINTES AMAPAENSES
Está próximo de ser colocada em prática em nosso Estado, janeiro de 2014, uma das ferramentas mais modernas de interesse da administração tributária, Escrituração Fiscal Digital - EFD. Programa disponibilizado pelo Fisco Federal tem por finalidade gerar um arquivo digital que compreenderá um conjunto de informações, que deverão ser entregues pelos contribuintes, no que diz respeito ao imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços.

A nova obrigação acessória, EFD, substituirá a Declaração de Informação e Apuração do ICMS – DIAP,  em uso desde de 2005. Escrituração Fiscal Digital consiste em coletar dados de produtos e serviços, arquivos XML, gerados a partir das notas fiscais eletrônicas. Um conjunto de elementos fiscais analíticos e sintéticos que possibilitam aos órgãos fazendários verificarem com maior precisão apuração do ICMS e IPI, por meios de elementos estruturados digitalmente, facilitando os trabalhos de conciliação do fisco em procedimentos de auditoria.

Trata-se de um trabalho minuciosa de adaptação de processos internos nas empresas. Atender a nova obrigação exige maior dedicação por parte dos envolvidos (contadores, empresários e colaboradores), são inúmeras informações de interesse do fisco que deverão ser enviadas, portanto, ATENÇÃO REDOBRADA!

Muitas empresas sem cultura de conciliação de controles internos são mais passíveis de erros, pois seus procedimentos fiscais e contábeis são métodos que não atendem a demanda do SPED FISCAL.

Dificuldades enfrentadas nos escritórios de contabilidade estão relacionadas em solução de sistemas de gestão fiscal; mão de obra especializada é o gargalo encontrado pelos gestores na geração do arquivo SPED FISCAL. Atender alta complexidade do SPED FISCAL exige conhecimentos específicos, dessa forma, sem sombra de dúvidas, existirá um grande número de contribuintes amapaenses que enviarão os arquivos sem informações (sem movimento), posterior regularização.

Diante de tantas especificações técnicas que compreende escrituração fiscal digital, o importante é treinar, treinar e qualificar os colaboradores envolvidos. NASAJON SISTEMAS, 31 anos no mercado nacional, vem promovendo o desenvolvimento integrado nas empresas. Estado do Amapá conta com uma equipe local especializada na gestão do SPED, seja na área contábil e fiscal; calendário de cursos ao longo do ano de 2013 possibilitou aos gestores uma compreensão dinâmica dos procedimentos a serem tomados na geração do arquivo EFD. O Sistema Scritta - Nasajon já se encontra perfeitamente alinhado a nova obrigação estadual, RICMS-AP- Decreto 2269/98. É preciso avançar, tempo é minguado. Se você conta com a sorte, nova prorrogação EFD, isso provavelmente não acontecerá. Mobilize sua equipe; vá ao combate.

Lembre-se:
"Se você quer ir rápido, vá sozinho; se quiser ir longe, vá acompanhado." Provérbio africano

Junte-se a uma equipe que vai ajudar sua equipe a serem VENCEDORES! Não pague multas por falta de transmissão dos arquivos.

    Boa sorte!

 Sergio Lima

Consultor Fiscal

"HÁ TANTOS BURROS MANDANDO EM HOMENS INTELIGENTES, QUE, ÀS VEZES FICO PENSANDO QUE A BURRICE É UMA CIÊNCIA."
RUI BARBOSA


Web Analytics