19 de nov. de 2013

ICMS-AP RECURSO ADMINISTRATIVO.

ICMS-AP
PROCESSO ADMINISTRATIVO SUSPENDE COBRANÇA EM CONTA CORRENTE

Débitos questionados pelos contribuintes serão automaticamente suspensos da conta corrente, ou seja , constituição do crédito tributário se tornará definitiva depois de serem analisadas divergências apontadas pelo contribuinte, via processo administrativo. Existe uma demanda de processos na Secretaria da Fazenda do Estado pedindo refazimento de débitos, principalmente, relacionadas à sistemática da substituição tributária.

São meses de espera para que a Secretaria da Fazenda do Estado emita parecer sobre determinada reclamação do contribuinte, porém, nesse ínterim de questionamento a conta corrente mostra os débitos em cobrança, com juros, multas e atualização monetária. Em alguns casos mercadorias são retidas, pelo fato de constarem débitos vencidos em conta corrente fiscal, essa interpretação é dada pelos Fiscais em postos da Secretaria Fazenda – SEFAZ, em atendimento aos comandos do RICMS-AP

Assim, para suspender as cobranças dos créditos através de recursos ou processos administrativos, foram promovidas alterações no Código Tributário do Amapá, Lei n° 1776/2013. Agora, a Secretaria da Fazenda identificará a natureza dos créditos e suspenderá a constituição dos valores, caso exista processo administrativo regular, reclamando dos valores lançados.

Portanto, os créditos oriundos de icms - substituição tributária, onde existe uma demanda significante de reclamações, serão ordinariamente suspensos ou não constituídos, desde que atendidas às normas editadas pelo órgão fazendário estadual.

A demora causa enormes entraves; impedia o contribuinte lançar mão da certidão negativa de débito, aí começava uma verdadeira peregrinação, via crucis, pois tinha que apresentar inúmeros protocolos de processos, emperrando, ainda, mais administração fazendária.   

As alterações no CT-AP dará mais segurança ao contribuinte, bem como favorecerá administração tributária no aperfeiçoamento dos trâmites processuais.

   Sergio Lima

Consultor Fiscal



"HÁ TANTOS BURROS MANDANDO EM HOMENS INTELIGENTES, QUE, ÀS VEZES FICO PENSANDO QUE A BURRICE É UMA CIÊNCIA."
RUI BARBOSA


Web Analytics