7 de abr. de 2014

SPED FISCAL - AMAPÁ: Qualidade das informações enviadas ao Fisco Estadual não são das melhores.

Não me canso de ouvir relatos de colegas de profissão sobre as dificuldades encontradas na geração do arquivo EFD - ICMS ̸ IP, muitas das informações enviadas à Secretaria de Estado da Fazenda, também recepcionadas pela Receita Federal do Brasil tem alguma incoerência, principalmente relacionadas aos documentos fiscais de entrada, saída e inventário, dentre outras situações. No Amapá obrigatoriedade iniciou em janeiro de 2014.        

As imprecisões apontam que algum tipo de dado não está de acordo com a legislação vigente, visto que às informações são extraídas a partir da Nota Fiscal Eletrônica- NF-e. Assim, sendo, terão que retificar o arquivo digital. Lembro: Prazo de retificação está chegando ao fim; transmissão de janeiro ̸ 2014 pode ser retificada até 30 de abril.

A questão gira em torno, principalmente, à falta de colaboradores com qualificação mínima a respeito do SPED - Sistema Público de Escrituração Digital, consequentemente aumenta os riscos de uma possível verificação fiscal. Vamos investir em treinamento. Há de se ressaltar que muito dos  casos narrados, observei que não existiu planejamento antecipado, tudo ficou pra depois, um equívoco na condução dos trabalhos.

Eliminar essa deficiência também passa pela inovação, é necessário investir em sistema (ERP) mais confiáveis, caso contrário estaremos cuidando de um   elefante branco; custo altíssimo e sem retorno quanto à utilidade prática, ou seja, geração do SPED - Fiscal vai ter resultados desastrosos ou insatisfatório. Os dados gerados devem representar com exatidão as operações praticadas.

Mas essa preocupação não é só dos profissionais amapaenses, desconforto atinge outros estados; é preciso participar ativamente na consecução dos trabalhos internos das empresas, que vai da digitação de documentos até multidisciplinaridade dos aspectos contábeis e fiscais.

Questão básica é mudar de foco, não basta ficar esperando os arquivos no final do mês; o profissional contábil precisa apontar o que deve ser mudado;  introduzir novos processos, bem estruturados, que possibilitem ao final de determinado período extrair informações com maior confiabilidade.

É preciso encarar o novo jeito de interagir com fisco, empresas procuram profissionais com qualificação múltipla, se você acha que o SPED-Fiscal é um problemão, não fique tenebroso, pois já dizia Karl Max, século XIX, que a humanidade nunca se coloca problemas que não possa levar a cabo, pois as mesmas condições que geram a consciência do problema são as que ajudarão a gerar soluções. Então, meus caros: vamos pesquisar, ler os manuais, acessar blogs de informações confiáveis, cito: Roberto Dias Duarte, Mauro Negruni, Jose Adriano – JAP’s-SPED e muitos outros. Por fim, não deixe de prestigiar nosso blog.



Sergio Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adicione seu comentário. Sua participação é importante para aperfeiçoamento de nossas publicações. OBRIGADO!

"HÁ TANTOS BURROS MANDANDO EM HOMENS INTELIGENTES, QUE, ÀS VEZES FICO PENSANDO QUE A BURRICE É UMA CIÊNCIA."
RUI BARBOSA


Web Analytics